quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Regras fundamentais das ações possessórias

Segundo Fiúza (2003, 739), as ações possessórias, no CPC, são tratadas com quatro regras fundamentais, quais sejam:

a) Duplicidade - O réu contrapõe, na mesma ação, pedido possessório. Não existe reconvenção, a contestação tem caráter de reconvenção. O fundamento dessa regra é a celeridade e, por ser posse, é uma situação de fato.

b) Fungibilidade - A ação possessória pode ter seu pedido alterado no curso da demanda possessória, entretanto, somente no que diz respeito à tutela possessória. É a mutabilidade do pedido no curso da demanda. Art. 920 CPC: “a propositura de uma ação possessória em vez de outra não obstará que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela, cujos requisitos estejam provados”.

c) Cumulatividade – Além do pedido possessório, poderão ser pedidos, também: indenização, perdas e danos, multa, desfazimento de construção etc.

d) Rito próprio - É um rito especial para a demanda possessória. Inicia-se com uma petição inicial, que tem os requisitos gerais do art. 282 do CPC e requisitos específicos de ação possessória: existência da posse; existência de turbação, esbulho ou ameaça; data da turbação, esbulho ou ameaça, para fins de liminar (1 ano e 1 dia); perda ou  manutenção da posse.

Presentes esses requisitos, o juiz poderá, ao despachar a inicial, praticar três atos: indeferi-la; conceder liminar, sem ouvir a parte contrária; determinar audiência de justificação. Não sendo possível a concessão da liminar, de plano, poderá o juiz determinar audiência de justificação acerca das determinações do art. 927 do CPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário