quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O que é um juiz impartial (com “t”)?

Meus queridos jusbrasileiros, de há muito fala-se em imparcialidade do juiz. E o que seria impartialidade (com “t”)?
Este é o tipo do vocábulo que, utilizado numa questão de concurso, pode conduzir à perda de um ponto importante e, com isto, definir o destino do candidato.
Como sabemos, o juiz precisa ser estranho (terceiro) em relação ao litígio. Ele não pode atuar num processo que verse sobre um litígio do qual ele mesmo seja parte. Além de terceiro, o magistrado não pode ter interesse pessoal em que a resolução da causa se dê de determinada forma. Ele deve ser, pois, desinteressado.
É por isto que se afirma que o magistrado deve ser um terceiro desinteressado.
Quanto ao desinteresse, de há muito é utilizado o termo imparcialidade, conhecido por todos.
Mais recentemente, para designar a qualidade de terceiro, veio à tona o vocábulo impartialidade, que evoca a imagem de alguém que não é parte.
Fala-se, por isto, que, para o exercício da atividade jurisdicional, é preciso haver impartialidade e imparcialidade do julgador.
Lembremo-nos, assim, que um magistrado pode não ser parte no conflito (há, então, impartialidade), mas ser pessoalmente interessado em que a sua resolução se dê de determinado modo (não há, portanto, imparcialidade).
Para que seja dado o crédito a quem merece – e como merece! –, a proposta de uso do termo impartialidade é do excelente Antônio do Passo Cabral, em artigo publicado no n. 149 da Revista de Processo.
Noções como esta integram a base de conhecimento para lidar adequadamente com o CPC-2015, cujas principais inovações estão sendo cuidadosamente analisadas em http://brasiljuridico.com.br/novo-cpc. Assistindo à aulinha bônus, de cerca de 30 minutos, é possível ter uma ideia do carinho com que o trabalho vem sendo feito. O conteúdo programático, também elaborado com extremo cuidado, revela o que se pode esperar das aulas.
Outros pingos de processo, além de valiosos vídeos de curta duração (os “curta-jurídicos”), dicas sobre o uso correto do vocabulário jurídico, orientações para um melhor rendimento no estudo e interessantíssimos artigos você encontra em www.brasiljuridico.com.br. É um espaço de primeiríssima qualidade, pensado para satisfazer a quem quer ampliar o conhecimento jurídico. Também vale a pena conhecer www.facebook.com/BrasilJuridicoCursos.

Na minha página no face também há artigos que reputo úteis, além de dicas para estudo. Basta clicar em www.facebook.com/professorsalomaoviana.

Por : Salomão Viana
http://salomaoviana.jusbrasil.com.br/artigos/220533676/o-que-e-um-juiz-impartial-com-t?utm_campaign=newsletter-daily_20150818_1714&utm_medium=email&utm_source=newsletter